Home / Dicas / Dicas para correção da Tela Branca do WordPress

Dicas para correção da Tela Branca do WordPress

Reading Time: 4 minutes

wordpress_error_fixUma das maiores dores de cabeça para quem trabalha com wordpress é sua famosa tela Branca, o problema é tão comum e tão grave que há casos que o usuário simplesmente opta por restaurar um novo backup ou até mesmo reinstalar o site ou remover as alterações, plugins e temas instalados antes do problema ser identificado.

Se esse é o seu caso, não se preocupe existem formas de identificar e corrigir o problema. Abaixo segue instruções e dicas, caso o problema ainda persista após as medidas realizadas entre em contato com nosso suporte.

 

Tela branca ao atualizar para nova versão do WP

Se o problema de tela branca começou ao atualizar para uma nova versão do WordPress, antes de fazer qualquer coisa, tente atualizar também os plugins e temas instalados. É claro que para fazer isso você vai precisar ter acesso ao Administrador do WordPress. Se você não tiver acesso ao painel de administração do WP, você vai ter que seguir as dicas abaixo para resolver o problema.

Como encontrar o causador da Tela Branca

Existem centenas de possíveis causas para este problema. Pode ser desde uma biblioteca não encontrada na instalação do PHP até um plugin do WordPress mau feito e/ou incompatível. Ou seja, é impossível colocar aqui neste Post todas as possíveis causas da Tela Branca. Mas será abordado os principais causadores deste problema.

O que você deve fazer é ativar o modo Debug do WordPress. Com ele ativado, serão exibidas várias mensagens de erros na tela. O que você deve fazer é investigar cada uma dessas mensagens. Normalmente, a última mensagem é a mais importante, porque, [normalmente] significa que a execução do script php parou naquele erro da última mensagem.

Como ativar o modo debug do WordPress

Para ativar o modo debug, ou modo de depuração, basta abrir o arquivo wp-config.php e adicionar o seguinte código:

1
define('WP_DEBUG', true);

Problemas com Hospedagens de Sites

Se depois de ativar o modo debug, aparecer mensagens de erros semelhantes a essas abaixo, existe uma  chance do problema estar sendo causado por alguma alteração nas configurações da hospedagem. Normalmente não é realizado nenhum tipo de ação que afete diretamente os recursos do servidor em produção, entretanto no próprio cpanel existe opção de configuração do php que pode ter sido ativado involuntariamente pelo usuário. Outra opção é o erro ter começado após alguma atualização de segurança das regras do mod security do servidor.

1
2
3
Library not loaded: /usr/local/lib/...
ou
Fatal error: Class '{nome da classe}' not found in /home/...

Se for esse o caso, entre em contato com o suporte para que possamos verificar os logs e buscar uma solução.  Normalmente, esse tipo de problema é resolvido rapidamente, por isso não perca tempo e acione o suporte.

Como descobrir se é um Plugin o causador da Tela Branca

Conforme foi dito, há uma grande chance de um plugin ser o causador da Página Branca. Na maioria das vezes, ocorre quando você atualiza o WordPress e algum plugin é incompatível com a nova versão. Ou até mesmo por algum desleixo do desenvolvedor do Plugin, que não seguiu as regras básicas de desenvolvimento de Plugins.

Como não é possível identificar de imediato qual é o Plugin causador do problema, devemos desativar TODOS eles. Para fazer isso, basta acessar o diretório onde o WordPress está instalado no servidor e renomear a pasta “plugins” para outro nome qualquer e depois ativar os plugins um-a-um.

Passo a passo

1 – Faça um backup do seu site.
2 – Abra o seu Cliente FTP.
3 – Se conecte ao FTP do seu site.
4 – Vá até a pasta wp-content (deve estar no diretório “public_html”).
5 – Renomeie a pasta “plugins” para “plugins_old”.
6 – Crie uma nova pasta chamada “plugins”.
7 – Agora faça o login no WordPress.
8 – Certifique-se que todos os plugins foram desativados.
9 – Exclua a pasta “plugins” que você criou.
10 – Renomeia a pasta “plugins_old” para “plugins”.
11 – Ative os Plugins, um de cada vez, sempre verificando se o site continua funcionando corretamente.

Nota: Se mesmo depois de desativar todos os Plugins continuar a tela branca, provavelmente, não seja nenhum um Plugin o causador do problema. Nestes casos, devem ser investigador outros possíveis causas do problema, como por exemplo os temas.

Se quando você ativar um plugin voltar a aparecer a tela branca, significa que você achou o plugin problemático. Provavelmente, você não vai ter mais acesso ao wp-admin, ou seja, não vai ter como desativar o plugin que quebrou o site. Então, vá até a pasta plugins e renomeie SOMENTE a pasta do plugin que causou o erro para outro nome qualquer. Sendo assim, somente esse plugin será desativado.

Como descobrir se é o Tema o causador da Tela Branca

No caso dos temas, você fará o mesmo processo realizados nos Plugins, porém, a pasta que você vai trabalhar é a “themes” em vez de “plugins”. E, também, quem deverá ser desativado é o Tema.

Esperamos que consiga resolver o problema da Tela Branca do seu site e havendo qualquer dúvida ou necessitando ajuda técnica entre em contato com nosso suporte.

About Leandro Amarante

Um apaixonado por tecnologia e estudante incansável de tudo que se trata de Hosting. Há mais de 12 anos trabalhando no desenvolvimento de sites, lojas virtuais, soluções digitais e como provedor de hosting.

Verifique Também

Instalar SSL usando Auto SSL cPanel

Reading Time: < 1 minute Por padrão em todos nossos servidores oferecemos certificados SSL grátis para qualquer domínio ativo no …