
Estamos criando este post com intuito de ajudar pessoas que sempre possuem dúvidas e dificuldades na construção de um formulário de contato, não estamos falando do código em HTML que é bem simples e pode ser feito usando tabelas <table>, mas sim no método de envio do form.
Então vamos ao formulário:
Abra seu editor, seja ele qual for, Bloco de Notas, TextMate, Dreamweaver, etc… e salve ele como contato.html , Caso já tenha uma página criada para seu formulário, basta copiar o código e colocar nesta página.
Digite o seguinte:
<form action="enviar_contato.php" method="post"></form> |
Agora criaremos os <ul>, <li>, <label> e os <input>, deverão ser digitados dentro do <form></form>:
<ul> <li> <label for="name">Nome</label> <input type="text" name="name" id="name" /> </li> <li> <label for="email">Email</label> <input type="text" name="email" id="email" /> </li> <li> <label for="subject">Assunto</label> <input type="text" name="subject" id="subject" /> </li> <li> <label for="message">Mensagem</label> <textarea name="message" id="message" rows="30" cols="30"></textarea> </li> <li> <input type="submit" id="send_message" value="Enviar" /> </li></ul> |
Feito isso, agora precisamos do arquivo em PHP para fazer o envio dos dados preenchidos no formulário pelo visitante do seu site.
Para isso dentro do mesmo local onde você salvou o arquivo contato.html, irá criar e salvar outro arquivo com o nome enviar_contato.php e digitar as seguintes linhas:
<?php $name = $_POST['name']; //pega os dados que foi digitado no ID name. $email = $_POST['email']; //pega os dados que foi digitado no ID email. $subject = $_POST['subject']; //pega os dados que foi digitado no ID subject. $message = $_POST['message']; //pega os dados que foi digitado no ID message. $headers = "From: $emailrn"; $headers .= "Reply-To: $emailrn";/*abaixo será os dados que serão enviado para o emailcadastrado para receber o formulário.*/ $corpo = "Formulário enviadon"; $corpo .= "Nome: " . $name . "n"; $corpo .= "Email: " . $email . "n"; $corpo .= "Comentários: " . $message . "n"; $status = mail($email_to, $subject, $corpo, $headers); //enviando o email. if($status) { echo "<script> alert('Formulário enviado com sucesso.'); </script>"; //verifica se foi enviado o email com sucesso. } else { echo "<script> alert('Falha ao enviar o Formulário.'); </script>"; //se houve algum erro de envio. } echo "<script> window.location.href = 'http://www.seudominio'; </script>"; //aqui você coloca uma página que será redirecionada após o envio do formulário, dei um exemplo do meu site.?> |
Esperamos ter colaborado com a inclusão deste post.
Quanto a estilização do formulário vai da criatividade de cada um, por isso não estarei escrevendo o CSS.
