Ao acessar a internet, você está sujeito a diversos tipos de erros, porém, alguns usuários passam por vários problemas que parecem não ter explicação. Já imaginou como seria esquisito se todos os sites estivessem carregando normal, mas o YouTube estivesse exibindo uma tela de “Endereço não encontrado”? Pois saiba que este problema pode ocorrer e, normalmente, não é o site em questão que está com problema, mas seu computador ou roteador (inclua o modem como um roteador).
Uma maneira de conferir se o problema ocorre apenas em seu computador, é tentar acessar o site através de outros dispositivos. Por exemplo, se um smartphone consegue acessar o site, ou quem sabe seu vizinho não esteja tendo problemas, pode começar a pensar em uma solução na sua rede ou no seu PC.
Caso você esteja tendo um problema desse tipo, ou tenha interesse em aprender como solucionar este mistério, acompanhe este artigo para saber como solucionar mais um possível problema que ocorre nas redes. Vamos começar procurando uma solução isolada para seu computador.
Soluções no seu computador
Os navegadores mais recentes já apontam possíveis causas para o erro apresentado. Na imagem abaixo, confira no Mozilla Firefox a indicação de como proceder para resolver o problema. Veja que as duas primeiras soluções que o Firefox indica são bem simples, portanto, apenas confira se digitou o endereço corretamente.
O DNS geralmente é o culpado
As configurações da sua rede são cruciais para seu acesso a internet. Portanto, sempre que ocorre algum erro ao acessar algo na web, as configurações da rede devem ser verificadas. Neste caso especificamente, o seu IP deve estar normal, porque há como entrar em outras páginas. Portanto, o único capaz de gerar problemas é o endereço DNS. Você ainda não sabe o que é DNS? Confira nosso artigo com a definição básica do termo clicando aqui.
Trocando meu endereço DNS
Já que o DNS parece ser o problema, vamos alterá-lo. Antes de ir para o processo de mudança de DNS, você deverá ter outro
endereço para substituir. Você pode procurar pela web por um endereço DNS, mas não é tão fácil encontrar um endereço que seja eficiente e garantido. Por isso o Baixaki lhe apresenta o OpenDNS, confira abaixo e depois parta para a explicação sobre alteração dos endereços DNS.
OpenDNS
Pensando nos problemáticos endereços DNS das operadoras e provedores de acesso a internet, foi criado o OpenDNS. Um serviço útil e funcional em qualquer lugar do mundo, o qual tem garantia maior de funcionamento e traz mais proteções do que os servidores DNS comuns.
Com o OpenDNS você poderá garantir mais segurança, acessibilidade e agilidade. É muito difícil não conseguir conexão através do OpenDNS, pois o serviço tem muitos servidores na Europa e nos Estados Unidos. Além disso, o OpenDNS conta com uma vasta quantidade de vantagens, veja:
Phishing Protection: atualmente, há muitos sites falsos na internet e eles continuam aparecendo diariamente. O Phishing Protection é um recurso exclusivo do OpenDNS, o qual mantém os usuários do serviço longe de sites fraudulentos.
Web Content Filtering (com Adult Site Blocking): além de bloquear os sites falsos, o OpenDNS também tem um filtro para sites ofensivos. Páginas com conteúdo racista, que façam apologia a drogas, com conteúdo adulto e muitos outros são bloqueados. — Statistics: o site do OpenDNS divulga estatísticas constantes quanto ao uso do serviço, exibindo quantos usuários estão navegando, tráfego de dados e muito mais.
Shortcuts: caso você prefira se registrar no serviço, você pode atribuir atalhos para seus sites favoritos, de modo que o OpenDNS detecta automaticamente seu IP e facilita sua navegação.
Type Correction: este recurso serve perfeitamente para quem tem pressa na hora de digitar o endereço dos sites. Ele relaciona o endereço errado com o que você pretendia visitar. Evidentemente, quando o erro na digitação é grande, o OpenDNS pergunta qual página você está tentando acessar.
Para alguns pode ser que o OpenDNS não seja exatamente a solução, pois o filtro da Web pode bloquear justamente aquele site que você tanto queria acessar. Todavia, na maioria dos casos, o OpenDNS deve solucionar o problema e garantir um acesso mais veloz e seguro. Por isso, confira abaixo quais são os dois endereços — um primário e outro secundário — que você deve utilizar para substituir pelos endereços que você usa atualmente.
Vamos configurar
Agora, que você já tem os endereços para substituir, não perca tempo e ande logo para a configuração
Endereço Primário: | 208.67.222.222 |
Endereço Secundário: | 208.67.220.220 |
Windows XP
1) Acesse o Painel de Controle.
2) Dê um duplo clique sobre o ícone “Conexões de Rede”.
3) Clique com o botão direito sobre a “Conexão Local” (ou a conexão que você utiliza como padrão) e vá em “Propriedades”.
4) Agora clique sobre o ícone “Protocolo TCP/IP” e pressione o botão “Propriedades”.
5) Na parte inferior da janela há uma área dedicada exclusivamente à configuração de DNS. Marque em “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Agora, é só digitar nas duas caixas os endereços do OpenDNS e clicar em “OK”.
Windows Vista
Usuários do Windows Vista devem seguir uma receita diferente, confira abaixo.
1) No campo de pesquisa do menu iniciar digite “Centro de rede”.
2) O Windows irá listar os itens relacionados a sua pesquisa. Clique sobre “Centro de Rede e Compartihamento”.
3) Você deve visualizar as propriedades da sua conexão de rede. Clique em “Exibir Status”.
4) Pressione sobre o botão “Propriedades” para exibir os protocolos e dispositivos que sua conexão está utilizando.
5) Uma série de itens aparece. Clique sobre “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e então clique em “Propriedades”.
6) Na parte inferior da janela você verá as configurações de DNS, as quais devem estar definidas como automáticas. Clique em “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e então preencha os dois campos com os IPs do OpenDNS.
Vários PCs na rede? Configure o roteador
A configuração em um computador apenas é relativamente fácil. Porém, se você tiver vários computadores ligados em um roteador, hub ou switch, a melhor ideia é configurar somente o dispositivo principal, para evitar a configuração manual em vários PCs. Abaixo, há uma configuração de exemplo, mas você deverá procurar os mesmos itens no seu roteador.
1) Acesse o endereço de seu roteador (deve ser algo como 192.168.0.1 ou 10.0.0.1) e entre com o usuário e senha (confira no manual do aparelho estes detalhes).
2) Vá em “Wan” e encontre o local onde você pode substituir os endereços ”DNS”.
3) Coloque os endereços do OpenDNS. Salve as configurações e reinicie o roteador.
Pronto, agora os sites que você não conseguia visualizar devem estar carregando normalmente em todos os computadores da rede. Vale frisar que os endereços do OpenDNS podem ser utilizados pelo tempo que você quiser. Mas, é melhor utilizá-los temporariamente, visto que os endereços DNS da sua operadora ou do seu provedor são atualizados constantemente, tornando desnecessário utilizar os serviços do OpenDNS.